Informações

Com a redução para B10, o ano não vem sendo nada bom para os produtores de biodiesel. A capacidade de produção é muito maior do que a demanda e, como consequência, as margens de lucro do setor têm ficado entre mínimas e inexistentes. Mas essa não é a visão do governo brasileiro. Para ele, ainda há espaço para reduzir os preços. A estratégia para isso é abrir o mercado para o biodiesel de outros países.

O governo está trabalhando para publicar, ainda este mês, uma nova resolução do Conselho Nacional de Política Energética CNPE) que vai liberar as importações do produto. O volume a ser comprado de fora do país deverá ser de, no máximo, 20% da demanda total em um bimestre.

Além de abrir o mercado brasileiro, o governo também planeja alterações no Selo Biocombustível Social para diminuir seu impacto no preço final do biodiesel.

A abertura de mercado nesse momento pode ter efeito nulo. O biodiesel nos EUA está sendo vendido por cerca e RS 8.650 o m³. Na Argentina, o preço médio do biodiesel exportado em janeiro foi de R$ 6.864 por m³. No mesmo período o biodiesel no Brasil custou R$ 6.514 por m³. Com os preços atuais será muito difícil trazer biodiesel de outro país por um preço menor do que o praticado pelas usinas brasileiras.

A reunião do CNPE está programada para acontecer dia 29 de março.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com

Veja mais